E quando a gente fala em desenvolvimento, nosso trabalho não se resume ao asfalto novo: nosso plano de governo reúne outras grandes obras de infraestrutura, algumas delas já em andamento: temos a ligação da Avenida Anita Garibaldi com o bairro Boa Vista, a ligação entre Vila DER a Colônia Dona Luiza, a duplicação rua Edilson Araújo, uma das principais vias do Parque dos Pinheiros, e a duplicação da avenida Valério Ronchi – entre os bairros Uvaranas e Neves.
Entre as obras de grande porte previstas para o próximo mandato estão a duplicação das avenidas Antônio Saad, Pedro Wosgrau/Siqueira Campos no Contorno Leste, Aldo Bonde e rua Rio Cavernoso. Além disso, na região do Contorno, será implantado o importante binário da rua Nicolau Klüppel Neto com a rua Sebastião Nascimento, permitindo uma ligação com maior fluidez entre Santa Paula e a região central e, por consequência, a todos os demais bairros da cidade. Outros grandes projetos são os de uma nova avenida ligando a Vila Cipa ao Trevo Vendrami e o novo trevo de acesso ao Costa Rica, Lagoa Dourada e região, que levarão mais desenvolvimento a milhares de moradores.
2. Educação e juventude*:
Como você pretende investir na educação municipal e quais medidas específicas planeja para apoiar o desenvolvimento de oportunidades para os jovens na cidade?
Nossa gestão foi marcada por grandes conquistas na educação. Priorizamos e conseguimos suprir 100% da demanda por vagas na creche existente quando assumi o mandato em 2021.O número passou de 3.138 para 5.078 crianças nas creches, resultado de muito trabalho e dedicação do nosso setor da educação municipal. E ainda pensando no futuro das nossas crianças, já mapeamos as regiões em crescimento e projetamos cinco novos CMEIs, que já estão sendo construídos nas vilas Santa Luiza, Santa Izabel, Núcleo Rio Verde, Jardim Esplanada e Jardim Royal. Além disso, será ampliado o CMEI do Parque dos Pinheiros e serão construídos quatro novos, nos Jardins Califórnia, das Flores, Gralha Azul e Paraíso.
E o jovem também tem um espaço especial no nosso governo. Geramos empregos como nunca, comprovados pelos números do Caged, e para avançar ainda mais criaremos um sistema para garantir qualificação para jovens, com orientação e crédito para se estabelecerem, com o programa CAPAZ! Além disso, nossos jovens terão ainda mais oferta de produtos culturais.
3. Saúde pública*:
Com a crescente demanda por serviços de saúde, como o senhor/ a senhora planeja melhorar o atendimento e reduzir o tempo de espera na rede pública municipal?
Teremos uma grande mudança na saúde de Ponta Grossa com a implantação da gestão plena. Com isso, a cidade passa a ter autonomia total na gestão do orçamento enviado pelo Ministério da Saúde. Hoje a saúde de Ponta Grossa é que nem de uma cidade pequena, cada um cuida de uma parte e nós dependemos do Estado para enviar os pacientes das UPAs para os hospitais. Com a gestão plena, a prefeitura irá administrar a verba do SUS de acordo com a necessidade da cidade e tudo funcionará de forma integrada, desde as unidades de saúde até os grandes hospitais, administrando as filas de exames, leitos nos hospitais e cirurgias”, exemplifica. A gestão plena já é feita em cidades como Curitiba, Maringá e Londrina.
Com a gestão plena da saúde, a Prefeitura de Ponta Grossa poderá priorizar os atendimentos para os moradores da cidade, agilizando as consultas, cirurgias, exames e encaminhamento para especialidades, além da gestão dos leitos nos hospitais.
Além disso, Ponta Grossa terá um novo Centro de Saúde, que será construído no terreno do antigo Mercado Municipal. No local funcionará toda a estrutura administrativa da Fundação Municipal de Saúde, um novo laboratório, ouvidoria, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), consultórios, fisioterapia e psicologia, entre outros serviços. No espaço também vai funcionar o serviço de telemedicina para atender maior número de pessoas com mais profissionais.
4. Sustentabilidade e preservação ambiental*:
Ponta Grossa é rica em belezas naturais. Quais são suas propostas para garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, especialmente áreas como o Parque de Vila Velha e as cachoeiras locais?
Em primeiro lugar, sou a única entre os candidatos a ter um plano de governo que segue o conceito ESG. Segundo que adotamos como regra para as novas escolas soluções ambientalmente corretas, especialmente a adoção de centrais solares, para geração de energia. Fechamos o lixão do Botuquara, alcançamos um índice de mais de 98% de coleta de lixo; reciclamos boa parte dele. Aumentei e melhorei o Feira Verde, e devemos aumentar de 200 para 300 o número de postos de troca, em quatro anos. E ainda incluímos a eletrificação gradativa de toda a frota do transporte coletivo, para a nova licitação. E instituí o Governo sem Papel, que está retirando toneladas de papel de consumo interno da prefeitura! Agora a quase totalidade dos processos é digital!
Nós temos uma grande preocupação em preservar nosso meio ambiente e realizar ações que contribuam para isso. Estamos em fase da licitação do plano de arborização, para termos ainda mais árvores nas áreas públicas de Ponta Grossa, mas já começamos a trabalhar na prática: com o apoio dos empresários, teremos um grande plantio de árvores no Distrito Industrial. Além disso, nossas equipes trabalharam diariamente para cuidar das nossas praças e espaços públicos, preservando o meio ambiente e também os locais de lazer para as nossas famílias.
Além disso, já está em andamento o plano de macrodrenagem que iniciou pelo rio Ronda para evitar que a água chegue à rodovia quando houver um grande volume de chuvas. E ainda, a partir do próximo ano, todas as novas obras do município serão dotadas de placas solares, diminuindo os encargos com energia elétrica e integrando a cidade no esforço global pela sustentabilidade.
5. Pergunta livre (personalizada)*:
Se tivesse que escolher apenas um projeto para deixar como seu legado à frente da prefeitura, qual seria e por que considera esse projeto tão importante para a cidade?
Acredito que a maior conquista do nosso mandato foi o investimento milionário em asfalto por toda a cidade. São R$ 640 milhões em qualidade de vida para os moradores, levando dignidade e infraestrutura para diversos bairros. Quando vejo os moradores comemorando o asfalto em frente à casa deles, não tem como não se emocionar. E ainda vamos deixar outro legado para Ponta Grossa: a gestão plena da saúde. Teremos uma saúde que irá priorizar os atendimentos para os moradores da cidade e vamos solucionar o problema da falta de leitos, além do direcionamento das vagas de cirurgias e exames.