O consumo da bebida aumenta de 30 a 40% nos meses mais frios do ano. Para o enófilo e proprietário da Vino PG, Luiz Lanzini, são três os motivos por trás desse crescimento.
Cultural e climático
Efeito reconfortante
Outro ponto é a característica do álcool presente na bebida ser um vasodilatador. Esse efeito traz a sensação de conforto, relaxamento e aquecimento corporal.
Harmonização
Justamente pelo fato de aquecer o corpo que os vinhos tintos são os mais consumidos nessa época do ano. São eles também que combinam mais com os pratos quentes do inverno: “As uvas tradicionais, como Cabernet Sauvignon, Malbec e até mesmo a Tannat, são boas indicações, pois acompanham harmonicamente pratos com carnes e temperos mais fortes, que geralmente são consumidos nessa época”, explica Lanzini. Vale harmonizar vinhos tintos com massas, risotos e fondues, por exemplo.
Amante de vinhos explica sobre o consumo da bebida no inverno / Foto: Vino PG
TNOT Serviço
Vino PG - Vinho, música e gastronomia
Sobre a Vino PG
A história do Grupo Vino! foi iniciada em 2002, quando o empresário Raphael Zanette inaugurou, em Curitiba (PR), sua primeira loja de vinhos. Das lojas para os restaurantes foi uma evolução natural. Em 2005, o grupo lançou, também na Capital paranaense, o seu primeiro restaurante, o Terra Madre Ristorante. Depois vieram C La Vie Bistrô, Olivença Cozinha Ibérica, entre outros projetos. Para complementar sua atuação, em 2007 o grupo lançou sua própria importadora, que sempre teve como foco pequenos produtores artesanais, que elaboram vinhos autênticos e representam os locais e as pessoas que os produzem. Em 2015, surge o primeiro Vino! Bar, um novo conceito de bar e loja de vinhos descontraído, descomplicado e divertido! Hoje são 42 unidades espalhadas por 15 estados brasileiros.