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POLÍTICA

Gestão ampliou infraestrutura e fomento ao setor, concedendo incentivos fiscais e promovendo importantes eventos; plano de governo prevê avanços no turismo rural

   A prefeita e candidata à reeleição para a Prefeitura de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União), esteve reunida com empresários do setor do turismo e destacou os avanços no setor. Nos últimos três anos e meio, Ponta Grossa reforçou as ações de fomento para dinamizar a captação de eventos e potencializar a Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico. Nos últimos três anos, o setor faturou R$ 83, 5 milhões.
   A Atividade, de grande importância econômica, social e cultural, movimenta a economia local, gerando emprego, renda e também promovendo o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de infraestruturas. Atualmente, Ponta Grossa ocupa o terceiro lugar em pontuação nacional no projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo e quer avançar mais.
   De acordo com a candidata à reeleição pela coligação ‘A força da verdade’ (União Brasil/MDB), uma das metas é criar um polo de turismo para motociclistas, motor homes e caravanistas.

 

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Recentemente, o município recebeu o evento Rota 01, que reuniu motociclistas de todo o país, promovido pela iniciativa privada. Outros eventos também reuniram milhares de pessoas, como o Festival de Balonismo realizado no Centro de Eventos, e a Caminhada da Natureza.
    Com uma natureza abundante, outro caminho é promover atividades rurais que envolvam a comunidade para estimular o turismo rural e de natureza no município. Além disso, o plano de governo de Elizabeth tem como objetivo ampliar a capacidade de promoção do destino a partir da divulgação em feiras, eventos e materiais promocionais, e investir na economia criativa e nos pequenos produtores, com projetos de desenvolvimento.
  No plano interno, o objetivo é valorizar o setor do turismo, com a contratação de turismólogos, aumento do número de colaboradores da pasta e, gradativamente, do orçamento da secretaria.
  Todas as ações visam fortalecer a imagem de Ponta Grossa como um destino seguro, inteligente, estratégico e inovador, por meio de um plano de marketing promocional. “Vamos trabalhar para ser um dos melhores dos únicos municípios do Paraná. Já somos um Destino Turístico Inteligente, agora é só avançar mais”, disse.
 
   Números
  O Parque Vila Velha recebeu no primeiro ano da atual gestão (2021) um total de 62.092 visitantes, e em 2022 recebeu 67.890 visitações. Em 2023, esse número subiu para 80.143 visitantes. A presença de estrangeiros no parque também foi divulgada, com cerca de 776 estrangeiros visitando em 2023. O Parque Buraco do Padre recebeu 77.689 visitantes em 2023.
   Ponta Grossa possui ao todo 274 empresas inscritas no CADASTUR, divididas em categorias como acampamento turístico, agência de turismo, meio de hospedagem, bares, restaurantes, casas de espetáculos e centros de convenções, entre outros.

 

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